Sobre o blog

"Resultado que nasce incansável da arte de lapidar palavras e transmitir conteúdos"

domingo, 7 de outubro de 2012

Já pensou em cursar Engenharia de Petróleo?


Uma das carreiras mais promissora do momento!

É muito provável que de 2015 até 2025 a exploração de petróleo na camada do pré-sal brasileiro esteja no seu auge. Certamente ainda há muito a ser descoberto, testado e aperfeiçoado em todas as etapas do processo: exploração, escoamento, transporte, armazenamento, refino, etc. Além disso, a vida útil de um poço de petróleo é de 30 a 40 anos, portanto o pré-sal continuará ativo até 2050.

Plataforma de petróleo de brinquedo, Escola Politécnica da USP
Foto: Noemi Zein Telles
A carreira de Engenharia de Petróleo foi regulamentada em 1973. O curso permite ao aluno uma formação multidisciplinar, com ênfase nas matérias de física, matemática, química e geologia. Depois de formado, o profissional pode atuar em plataformas de extração, em refinarias de combustível ou como consultor técnico para empresas especializadas.

Onde estudar

Algumas das Universidades Estaduais e Federais que oferecem o curso de Engenharia de Petróleo como graduação são: USP (São Paulo), UFRJ (Rio de Janeiro), UFPEL (Pelotas), UFCG (Campina Grande), UFF (Niterói) e UFES (Espírito Santo).
Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da USP
Foto: Noemi Zein Telles

Sobre alguns dos cursos

Na Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, o curso foi recentemente transferido para a cidade de Santos e está atrelado ao Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI) da Escola Politécnica (POLI). Com o auxílio de softwares o aluno aprende todo o processo desde a pesquisa de novas jazidas à produção de petróleo e gás natural. Além das simulações virtuais, as atividades de campo são vivenciadas na prática, com visitas a bases de refinaria e extração de petróleo.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através da Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, também oferece cursos interdisciplinares nas áreas de Petróleo e Gás para quem faz Mestrado ou Doutorado em Engenharia Mecânica, Civil, Oceânica, Metalúrgica ou Elétrica.

Tubo de ensaio com petróleo,
Centro de Estudos de Petróleo CEPETRO
Foto: Noemi Zein Telles
Ainda na UFRJ existe o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES), em parceria com a Petrobrás. Um dos maiores centros de pesquisa aplicada do mundo, o CENPES conta com diversos laboratórios, como os de Biotecnologia, Meio Ambiente, Gás & Energia. Em 2010, segundo o InovaBrasil, uma ampliação feita pela Petrobrás inaugurou laboratórios para atender exclusivamente as demandas do pré-sal.

Já na Universidade de Campinas (UNICAMP), uma parceria com a Petrobrás em 1987 deu início ao Centro de Estudos de Petróleo (CEPETRO) onde é possível fazer  pesquisas em Engenharia de Petróleo para quem já é formado ou como Pós-Graduação dos cursos de Engenharia Mecânica e Geologia.

Mercado de Trabalho

Engenheiros de Petróleo estão habilitados para trabalharem na produção de combustíveis, desde a extração, em campos ou nas plataformas em alto mar, até os cuidados com o transporte e refino do óleo em combustível. Com uma formação técnica, já é possível exercer atividades voltadas para as indústrias químicas, petroquímicas e de refino de petróleo. Além do trabalho prático, desenvolver pesquisas na área de petróleo é uma atividade bastante valorizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, críticas, dúvidas ou elogios são muito bem-vindos!