Sobre o blog

"Resultado que nasce incansável da arte de lapidar palavras e transmitir conteúdos"

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Fazendo a festa da criançada!


Confira as principais opções de festa de aniversário para seus filhos

Está chegando aquela data querida, o aniversário do seu filhão ou da sua filhinha? E agora, o que vai ser desta vez? É preciso planejar tudo muito bem, começando pela escolha do local. Cada tipo de festa deixará sua marca na memória do aniversariante e de todos os convidados: amigos, vizinhos, primos, tias, avós. Listamos abaixo algumas das principais opções de festa e criamos uma escala de 1 a 5 para aqueles que devem ser os principais critérios de escolha: a diversão da criançada, o trabalho geral de organização e o custo médio final.

Buffet Infantil
Festinha em Buffet é, quase sempre, um bom negócio. Pode ficar um pouco cara, por isso é preciso pesquisar bem os preços desses locais. Em compensação, eles fazem tudo para você: enfeitam o salão e a mesa do bolo, preparam os salgadinhos, servem os convidados, gerenciam presentes e distribuem lembrancinhas. Já para as crianças é diversão na certa, tamanha a quantidade de jogos e brinquedos que os Buffets geralmente possuem, sem contar os monitores que estarão lá para ajudar e animar a brincadeira. Esse tipo de festa é mais recomendável para crianças entre 4 e 12 anos, amigos e familiares também podem ser convidados.


Festa em Casa
A modalidade mais tradicional de festa é ainda a mais econômica – mais para o seu bolso do que para o seu braço. Se for fazer festa em casa, comece colocando no papel tudo que deve ser comprado: enfeites da casa, enfeites da mesa, salgadinhos, docinhos, bolo, bebidas, copos, pratos e talheres (de plástico). Se quiser diminuir o trabalho de organização chame os parentes mais próximos – e mais dispostos – para ajudar. Depois de tudo pronto, certifique-se de que a criançada terá com que se entreter durante a festinha. Uma dica é planejar atividades como jogos, pinturas, caça ao tesouro ou passar um DVD com desenhos animados. Com algumas adaptações, esse tipo de festa é compatível com qualquer idade e toda família pode participar.

Salão de Festas

Uma variante ao ar livre da Festa em Casa, com a diferença de que pode haver algum custo no aluguel do Salão ou da Churrasqueira por um dia. Se sua convivência com os vizinhos é boa, evitar a provável bagunça em casa deve compensar. Inclua nas contas alguns dos moradores mais próximos da família, pois nesse tipo de festa não há como impedi-los de aparecer. Aposte nas quadras, piscinas e playgrounds para garantir a diversão das crianças. Esta festa também permite chamar a família toda.

Parque de Diversões
Para fugir do convencional, levar seu filho ou sua filha ao Parque de Diversões pode ser uma boa opção. Mas não é o tipo de festa que permite chamar a turma toda, muito menos os parentes mais velhos. Um adulto pode cuidar de duas a cerca de cinco crianças, dependendo da idade, sem enlouquecer. Então calcule bem o número de convidados e adultos para dar suporte, também converse pessoalmente com os pais dos amiguinhos, nem todos podem concordar com a festinha mais radical. A diversão fica por conta dos brinquedos, desde carrinho de bate-bate a montanha russa. Mas pode ser um pouco desanimadora, caso as filas do Parque não colaborem. O custo varia bastante de acordo com o lugar, a quantidade de ingressos que serão comprados e de lanches consumidos. Só tome cuidado para que ninguém fique enjoado. Esse tipo de festa é mais recomendável para crianças acima de 11 anos.

Cinema e Jogos

Que tal uma festa no Shopping Center? Se seu filho já se cansou das tradicionais festinhas ou está entrando na adolescência, por exemplo, essa é uma opção relativamente segura, se você souber como gerenciá-la. Leve os jovens para o cinema, compre ingressos, pipoca e refrigerante e vá passear enquanto eles assistem ao filme na telona. Depois é hora dos joguinhos eletrônicos. Distribua as fichas e deixe que eles escolham os brinquedos. Porém, é necessário prestar muita atenção para que ninguém escape ou se perca. Esse programa é mais apropriado para jovens acima de 13 anos e não tão adequado aos familiares mais velhos.

3 comentários:

Sugestões, críticas, dúvidas ou elogios são muito bem-vindos!